











AABB Comunidade Pato Branco
O Programa paranaense promoveu, entre os dias 5 e 7 de junho, em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação e Cultura, a “Semana do Meio Ambiente”. A ação envolveu os 100 educandos do Programa e mais 180 estudantes das Escolas Municipais Genesis, Juvenal Cardoso e Vila Verde.
Entre as atividades que foram realizadas estão uma apresentação artística dos educandos, com a música “Tempo de ser feliz”, da Cantora Jamily; palestra conduzida pelo Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura da cidade, Antonio Cezar Soares, sobre gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos – noções de coleta, tratamento, transporte e formas de reaproveitamento; participação de alunos do curso. Além de trilha na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada na AABB, sob a supervisão de Educadores e de dois estudantes voluntários do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Na sequência, conheceram as estações de compostagem, jardinagem e horta; separação de lixo, gerenciamento correto do lixo urbano e a Estação do Chá e Relógio Humano feito com plantas medicinais, atividades dirigidas pela Educadora da Oficina de Cuidado Socioambiental no Programa, Elioenaide Pereira da Costa.
Para a Coordenadora Pedagógica do Programa, Silvia dos Santos, o resultado com a Semana do Meio Ambiente foi muito positivo e verdadeiramente um momento de grande integração e aprendizado. “Os nossos educandos participaram ativamente das atividades e compartilharam muito do que aprendem ao longo das aulas no AABB Comunidade com os seus coleguinhas que participaram das ações. Recebi muitos comentários positivos dos alunos das três Escolas Municipais que estiveram envolvidas, e muitos alunos já oficializaram o desejo em fazer parte da nossa turma”, finalizou.
O Presidente do clube, Emerson Luiz Vilhalva, conta que a abertura da Semana do Meio Ambiente do município foi realizada no AABB Comunidade. “As crianças do Programa e os alunos das escolas municipais participaram de trilha, palestras, treinamentos sobre a importância de se preservar a natureza. Com a ação, puderam unificar os conhecimentos teóricos e práticos. Foi muito proveitoso para todos que participaram”.





