A parceria de 24 anos transforma a vida de jovens cearenses
AABB Comunidade no Ceará
Em 1987, das quatro primeiras cidades contempladas com o AABB Comunidade, duas eram do Ceará, Quixadá e Quixeramobim. Por isso o estado é considerado o berço do Programa, que 10 anos depois foi implantado em 33 das mais de 40 AABBs cearenses.

Coração aberto, todo projeto social é alavancado com gestos de generosidade e principalmente com uma visão ampla de que todo futuro pode ser transformado. Foi assim, como um farol de esperança, que surgiu a parceria entre o Programa AABB Comunidade e a Fundação Raimundo Fagner, em 2000, no município de Orós (CE).
Atual Diretor Estadual da FENABB, Presidente do CESABB – Conselho Estadual de AABBs – na época, Marcos Tavares participou efetivamente do processo da parceria entre o Programa e a FRFagner. Ele conta que no ano de 1999, chegou ao conhecimento do Banco do Brasil, da FENABB e da Fundação Banco do Brasil o desejo do cantor e compositor Raimundo Fagner em estabelecer um trabalho social para as crianças e adolescentes de Orós (CE), daí surge a ideia da implantação do AABB Comunidade, em união com o artista.
Na época, havia dois entraves, pois todos os convênios eram realizados com prefeituras e as atividades dentro de uma AABB, e Orós não tinha uma sede com estrutura. “Os dois obstáculos foram superados. A FENABB, juntamente com o BB, FBB e FRF firmou a parceria, e quanto ao espaço, Raimundo Fagner cedeu, em regime de comodato, uma área de sua propriedade para funcionar como sede da AABB e do Programa. A Federação liberou recursos para construção de uma quadra e outras benfeitorias que atendessem às necessidades do clube e do programa”, relata .
E desde então, a parceria entre o AABB Comunidade e a Fundação Raimundo Fagner foi ganhando mais força. Em 2003, expandiu suas atividades para o Bairro do Parque Itamarati, na periferia da capital cearense, Fortaleza. As duas unidades atendem no contraturno escolar, por ano, 400 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, todos alunos de escolas públicas.
A Fundação conta com diversos espaços e atividades destinados ao desenvolvimento das ações culturais e educativas, como aulas de música (flauta, violão, coral, percussão), história da arte, teatro, Literatura, artes plásticas, acompanhamento da leitura e da escrita, literatura, Biblioteca, videoteca, laboratório de informática (informática básica, música e tecnologia), sala atendimento psicológico das crianças e das famílias, setores de comunicação e administrativo, coordenação pedagógica e direção geral, além de esporte e expressão corporal como piscinas, campos de futebol, e áreas de lazer. Na unidade de Fortaleza, abriga, ainda, a exposição Raimundo Fagner – Vida e Obra, constando o acervo de 40 anos de carreira do cantor e compositor Raimundo Fagner – Presidente da Fundação.
Fagner esteve na FENABB, em maio deste ano, participou do PodCast FENABB, e falou sobre a união entre as instituições. “Este é um reencontro entre as instituições, uma forma de dar uma repaginada nesta relação de pessoas que estão desde o início da parceria, como o Marcos Tavares, a Tereza Tavares, entre vários outros. Este trabalho é muito importante para a transformação de jovens que vivem na periferia de Fortaleza e de Orós”.
Ao longo dos anos, a Fundação colecionou prêmios e reconhecimentos, como Prêmio de Apoio a Bibliotecas Comunitárias e Ponto de Leitura (2022 e 2023), Ponto de Cultura/Ministério da Cultura (2005), Criança Esperança (2006), Prêmio Escola Viva – (2007), Selo de Responsabilidade Cultural – comenda do Governo do Estado do Ceará (2009/2010), Prêmio Apoio a Pequenos Eventos e Pontos de Valor, do Ministério da Cultura (2009), Prêmio Itaú/UNICEF, VENCEDOR NACIONAL na categoria grande porte (2009), PEA/UNESCO, Escola Associada (2011), Ponto Estadual de Cultura (2012/2023), Prêmio ODM (2013), Certificação Ponto de Cultura – Secretaria da Cultura – Governo do Ceará, Prêmio Cultura na Infância 2020 e o Prêmio Cultura Viva (2023). “Sempre reforço a importância de divulgar estas conquistas e o nosso principal mérito que é a oportunidade de ver futuros reescritos, isso inspira outras pessoas ou instituições a desenvolverem projetos que fazem a diferença na vida das comunidades em situação de vulnerabilidade social”.
Veja o PODCAST FENABB – Episódio 2 – Fagner
Transformação Social
A Diretora Executiva da Fundação Raimundo Fagner, Tereza Tavares, considera o AABB Comunidade como a mais importante parceria institucional para a Fundação. “O Programa é pioneiro e um dos maiores do Brasil em oportunizar a transformação social, que traz uma metodologia pedagógica que integra todos os direitos inerentes à criança e ao adolescente, como educação, lazer, saúde, cultura e o esporte, como prática definidora de objetivos e realizadora de influência na personalidade e comportamento do indivíduo”, salienta.
Tereza complementa que trabalhar com a transformação social em territórios que apresentam vulnerabilidade, como uso e comercialização de drogas ilícitas, prostituição, desemprego, sedentarismo, baixa escolaridade, fragilidade ou quebra de vínculos familiares, gravidez na adolescência, depressão, consumo de álcool e fumo com venda a crianças e adolescentes, é um grande desafio, mas é preciso desenvolver ações que vão na contra mão de tudo isso. “É gratificante quando percebemos que apesar de tudo isso, vemos eles inseridos na sociedade como profissionais, com suas famílias constituídas, daí constatamos que entenderam o objetivo principal do projeto de transformar suas vidas através da educação, arte e esporte”.
Ainda segundo a Diretora complementa que com parcerias sólidas e o apoio de colaboradores dedicados, a Fundação Raimundo Fagner/AABB Comunidade continua a escrever uma história de esperança e oportunidade, onde cada criança é vista como um potencial transformador. E assim, ano após ano, novos educandos encontram seu lugar nessa jornada rumo a um futuro mais brilhante. “Mais do que uma instituição, é uma rede de proteção e oportunidades que envolve o apoio multidisciplinar. E o mais inspirador: metade da equipe é composta por ex-alunos, mostrando que o ciclo virtuoso da educação continua a girar”.
A Educadora Social Rosana Neves de Figueiredo foi educanda da FRF, em 2000. Ela conta que foi muito bem acolhida, e que além de ensinar, a Fundação confiou a ela a oportunidade de ser transmissora desses saberes. “Comecei a desenvolver aulas como aluna monitora e hoje estou como Educadora de Canto Coral, somando nesse projeto admirável. Há 24 anos, a Fundação e o AABB Comunidade tornaram parte fundamental da minha identidade, contribuindo significativamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando-me o senso de propósito e realização. Sou muito grata ao cantor e compositor Fagner”.

Direto para a Universidade. Luis Guilherme Guedes começou na Fundação Raimundo Fagner / AABB Comunidade desde 2015. Ele conta que teve o incentivo às descobertas e ao aprendizado contínuo, além do acesso às tecnologias e à música, quando aprendeu a tocar flauta, violão e fazer parte do canto coral.
“A Fundação Raimundo Fagner foi para mim uma oportunidade de transformação social, que eu agarrei com todas as forças. Colaborei nas oficinas de música até chegar a um feito que eu jamais esperava na minha vida, passar em terceiro lugar para a Faculdade Federal de Música de Fortaleza, em 2023. Era algo improvável para um estudante de escola pública e sem ter feito um só cursinho. O conhecimento técnico musical adquirido na FRFAGNER será sempre uma marca na minha trajetória”, diz.

Aos 17 anos, Maria Clara Sousa Lima relata com orgulho que está na Fundação desde 2015. “Entrei com os meus oito anos de idade, não sabia muito do que gostava ou não, mas sabia que adorava desenhar, inclusive, foi isto o que me fez, querer, ainda mais, ser da fundação. As aulas de artes plásticas me conquistaram, mas foi a música que mudou a minha perspectiva de mim mesma”.
Maria Clara adorava cantar e atuar as músicas e falas dos desenhos que assistia e, na fundação descobriu que aquele “hobby” poderia se tornar algo a mais, e realmente se tornou, ela começou a desenvolver a potência vocal e descobriu que era muito boa na arte de interpretar. “Continuo me aperfeiçoando com as aulas e, de um ponto de vista pessoal, nestes quase 10 anos na Fundação/AABB Comunidade acredito que, as atividades desenvolvidas liberam algo em cada um de nós que, sinceramente, seria difícil encontrar em outro lugar e, aqui nós temos essa oportunidade de descobrir nossos próprios talentos e, de bônus, fazer amizades para a vida toda. Fico muito feliz de fazer parte desta grande família que ajuda tanto a comunidade, onde vivemos, crescemos e florescemos”.

Pedro Lucas Carneiro entrou na Fundação no ano de 2015. Para ele, a Fundação Social Raimundo Fagner e o AABB Comunidade são um verdadeiro exemplo de dedicação e compromisso com a educação e o desenvolvimento social para crianças e adolescentes no município de Orós(CE).
“Hoje, tenho 16 anos e há nove sou educando da Fundação/AABB Comunidade. Foi na Fundação que eu comecei a praticar esporte, “essa é a parte que eu mais gosto”, também pude aprender a tocar instrumentos, e agora estou me aprimorando no canto coral e nas aulas de interpretação/teatro. Além disso, fiz muitas amizades legais e aprendi várias coisas inspiradoras, como a construção de um futuro melhor para tantas crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social como eu, filho de mãe solo, proveniente de benefícios sociais, sem renda fixa, fazendo um bico aqui e outro acolá, e que mantêm eu e mais dois irmãos com dignidade e sempre buscando o melhor para nós. Fico feliz em ver a transformação de desafios em oportunidades”, diz Pedro.



























